segunda-feira, 12 de setembro de 2011

O HOMEM DO REALEJO


Vi em São Paulo, na feirinha da Praça Benedito Calixto uma figura quase extinta, o homem do realejo. Digo quase extinta porque ele estava lá, pois para mim já não existiam mais realejos por aí. O realejo é uma espécie de órgão mecânico portátil que tem um ou vários foles, como um teclado. Funciona por meio de uma manivela a acionar simultaneamente os foles e um cilindro dentado munido de pontas de bronze que abrem as válvulas dos tubos do órgão, para a produção das diferentes notas.
A Praça Benedito Calixto está localizada na Rua Lisboa entre as ruas Teodoro Sampaio e Cardeal Arcoverde, no bairro de Pinheiros. A Feira da Praça, que existe desde 1987, é hoje um ponto de referência intelectual, cultural e já faz parte da calendário turístico e de lazer de São Paulo. O evento, que se realiza todos os sábados, das 9 às 19 horas, conta com a participação de 320 expositores, com artesanato variado, obras de arte e antiguidades, além da praça de alimentação.
Chorinho na praça: Todos os sábados, das 14:30 às 18:30 horas tem apresentação do tradicional chorinho com Canário e seu Regional. 
Home



Nenhum comentário:

Postar um comentário